O Colégio Minerva começou por ser um projeto pedagógico de Educação Integrada. Foi a quase total inexistência deste tipo de escolas que levou duas técnicas de educação, uma professora e uma psicóloga numa escola de Ensino Especial, a empenharem-se em dar vida a esta ideia.

Confrontadas com a impossibilidade de nesse tempo (1982) se conseguir organizar oficialmente este tipo de escola, decidiram concretizar esse projeto por sua conta e risco, criando assim uma escola de educação integrada, especialmente vocacionada para deficientes auditivos. Só em 1987 tiveram possibilidade de se constituir em sociedade e só a meio do ano 90/91, o colégio começou a funcionar.


O grande apuramento técnico, em termos pedagógicos, necessário ao ensino de surdos, associado a um largo conjunto de estratégias de Educação pelo Real, resultaram eficazmente junto destes alunos, mas resultaram também, e com tanta ou maior eficácia, junto das restantes crianças. Pensamos ter sido a procura permanente de novas estratégias, aliada ao entusiasmo e trabalho de toda a equipa que, gradualmente, tem vindo a constituir o corpo técnico do Colégio, numa luta incansável pela qualidade, os fatores determinantes do sucesso desta escola.


As instalações adquiridas em 1987, situavam-se na Rua Miguel Pais, 142, no centro do Barreiro, num edifício dos finais do século XIX, que o Minerva remodelou de acordo com as suas necessidades pedagógicas, o que levou ao reconhecimento pelo Ministério da Educação em 1991 e que lhe atribuiu então uma autorização definitiva de funcionamento.


Nesse mesmo ano, a lotação esgotou e começaram as listas de espera. Foi necessário encontrar um espaço provisório para o alargamento do 1º Ciclo e para a instalação do 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi nesta altura que o Ministério da Educação concedeu, no ano de 1997/98, a autorização provisória de funcionamento com o 2º Ciclo e nos enviou o seu parecer favorável, ao projeto de ampliação de instalações, a construir no Parque dos Casquilhos.

Em 2001/02, o Colégio Minerva concretizou a transferência das instalações para o Espaço dos Casquilhos que passou a oferecer serviços desde o pré-escolar ao 3ºciclo do ensino básico. O edifício que ficou disponível passou, após remodelação do espaço, a albergar a Creche Minerva, sob tutela da Segurança Social, e a receber crianças a partir dos 4 meses.


Na sequência do encerramento do Externato Dom Manuel de Mello, no ano de 2013/2014, o Colégio Minerva, com o objetivo de alargar o número de alunos do 2º e 3º ciclos a duas turmas por ano, propôs-se a fazer a exploração do espaço, para onde, gradualmente, transitaram os alunos do 1ºciclo.


Em 2015, esta transição permitiu também o arranque do ensino secundário, nas instalações dos Casquilhos, mais especificamente do 10ºano. Os restantes anos deste nível de ensino abriram, gradualmente, até ao ano 2017/2018.
Atualmente, o Colégio funciona com alunos desde a Creche até ao 12º ano de escolaridade. Tem ao seu serviço 34 docentes, além do pessoal de apoio (37) e uma frequência de 585 alunos. A qualidade pedagógica tem sido uma rigorosa exigência e é graças a ela que o Minerva tem crescido continuamente.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira 7:30 -19:30

Aberto todo o Ano​

Morada

Rua do Alto da Paiva, 18

2830-032 Barreiro

Contactos

secretaria@minerva.pt

Espaço Casquilhos |Telf: 212 154 541 / Tel: 936 450 589

Espaço D. Manuel de Mello | Telf: 212 075 307 / Tel: 933 207 133

  • Facebook Social Icon

© Colégio Minerva 2017