Parcerias e Protocolos

Parecerias e Protocolos - Ministério da Educação

Ministério da Educação

O Colégio Minerva mantém com o Ministério da Educação dois tipos de contrato:

  • Contrato de Desenvolvimento (Ensino Pré-escolar)

  • Contrato simples (Ensino Básico)

Estes contratos têm por objetivo permitir condições de frequência do ensino particular, através da atribuição de uma comparticipação financeira às famílias, conforme critérios determinados por Despacho anual do Ministério da Educação.

Academia de Inglês Cambridge English
Academia de Inglês Cambridge University

University of Cambridge

Os alunos do Colégio Minerva podem, a partir do 2° ano de escolaridade, frequentar a Academia de Inglês e certificar o seu nível de conhecimentos da Língua Inglesa através da realização dos exames da Universidade de Cambridge.
Sendo o Colégio Minerva um Centro de Exames certificado, os mesmos são habitualmente realizados nas nossas instalações.

Os alunos do 3° Ciclo podem também ver internacionalmente certificados os seus conhecimentos ao nível do Latim, através da realização do respetivo exame, promovido em parceria com a University of Cambridge – School Classics Project.

Happy Code

Happy code

O Colégio Minerva reforça a sua visão para a educação, sendo a primeira escola em Portugal distinguida com o selo LET da Happy Code, ao integrar a metodologia STEAM (Science, Technology, Arts and Math) no seu currículo em todos os ciclos de ensino.

A metodologia LET (Lean Education Technology) foi desenvolvida sobre modelos pedagógicos de referência, com foco nas ciências da computação e na cidadania digital. Apostando na transdiciplinaridade o LET promove, pela aprendizagem baseada em projetos, a resolução de problemas da vida real tendo como principal ferramenta a tecnologia. São incorporadas nesta metodologia, processos de inovação e prototipagem, praticados pelas organizações mais bem sucedidas do mundo.

Os alunos tornam-se os principais protagonistas da sua aprendizagem e desenvolvem competências e habilidades reconhecidas como fundamentais para o século XXI. Esta metodologia como processo de ensino prepara os alunos para um futuro complexo, incerto e volátil, onde a capacidade de inovar e empreender serão as aptidões mais determinantes para o sucesso

protocolos-e-parcerias-usam-400x140

USAM

A Unidade de Saúde Mental e Neurodesenvolvimento do Barreiro (USAM), tendo foco na Saúde Mental, oferece serviços diversificados na área da Psicologia e da Psiquiatria. 

Procurando melhorar também esta área de atuação no nosso contexto escolar, o Colégio Minerva estabeleceu uma parceria de trabalho com esta clínica.

Os serviços prestados pela equipa USAM focam-se no acompanhamento e avaliação psicológica, terapia da fala, bem como no desenvolvimento de um programa de educação emocional, sendo este trabalho articulado com o nosso Grupo de Apoio Especializado que fará a ponte com os Diretores de Turma, Professores ou outros Técnicos que acompanham a Criança ou o Jovem. O mesmo pode ser realizado no gabinete de psicologia do colégio ou na USAM, ficando ao critério dos encarregados de educação.

A avaliação psicológica configura-se num processo de conhecimento e compreensão do funcionamento global da criança e adolescente, possibilitando a identificação de problemas e/ou perturbações específicas (PEA ; PHDA; entre outras). As mesmas são realizadas através de provas e testes, aferidos com o máximo rigor, confidencialidade e conhecimento do contexto.

Judo

Grupo Desportivo Fabril

Protocolo de colaboração com a finalidade de proporcionar aos alunos do Colégio Minerva aulas de Judo, ministradas por treinadores do GD Fabril, como atividade extracurricular, utilização das suas instalações pelas atletas da Patinagem Artística e promoção das demais modalidades existentes aos nossos alunos.