História
O Começo
O Colégio Minerva começou por ser um projeto pedagógico de Educação Integrada. Foi a quase total inexistência deste tipo de escolas que levou duas técnicas de educação, uma professora e uma psicóloga numa escola de Ensino Especial, a empenharem-se em dar vida a esta ideia.
Confrontadas com a impossibilidade de nesse tempo (1982) se conseguir organizar oficialmente este tipo de escola, decidiram concretizar esse projeto por sua conta e risco, criando assim uma escola de educação integrada, especialmente vocacionada para deficientes auditivos. Só em 1987 tiveram possibilidade de se constituir em sociedade e só a meio do ano 90/91, o colégio começou a funcionar.
A Qualidade
O grande apuramento técnico, em termos pedagógicos, necessário ao ensino de surdos, associado a um largo conjunto de estratégias de Educação pelo Real, resultaram eficazmente junto destes alunos, mas resultaram também, e com tanta ou maior eficácia, junto das restantes crianças. Pensamos ter sido a procura permanente de novas estratégias, aliada ao entusiasmo e trabalho de toda a equipa que, gradualmente, tem vindo a constituir o corpo técnico do Colégio, numa luta incansável pela qualidade, os fatores determinantes do sucesso desta escola.
O RECONHECIMENTO
As instalações adquiridas em 1987, situavam-se na Rua Miguel Pais, 142, no centro do Barreiro, num edifício dos finais do século XIX, que o Minerva remodelou de acordo com as suas necessidades pedagógicas, o que levou ao reconhecimento pelo Ministério da Educação em 1991 e que lhe atribuiu então uma autorização definitiva de funcionamento.
O Alargamento
Nesse mesmo ano, a lotação esgotou e começaram as listas de espera. Foi necessário encontrar um espaço provisório para o alargamento do 1° Ciclo e para a instalação do 2° Ciclo do Ensino Básico. Foi nesta altura que o Ministério da Educação concedeu, no ano de 1997/98, a autorização provisória de funcionamento com o 2° Ciclo e nos enviou o seu parecer favorável, ao projeto de ampliação de instalações, a construir no Parque dos Casquilhos.
A transição
Em 2001/02, o Colégio Minerva concretizou a transferência das instalações para o Espaço dos Casquilhos que passou a oferecer serviços desde o pré-escolar ao 3° ciclo do ensino básico. O edifício que ficou disponível passou, após remodelação do espaço, a albergar a Creche Minerva, sob tutela da Segurança Social, e a receber crianças a partir dos 4 meses.
Na sequência do encerramento do Externato Dom Manuel de Mello, no ano de 2013/2014, o Colégio Minerva, com o objetivo de alargar o número de alunos do 2° e 3° ciclos a duas turmas por ano, propôs-se a fazer a exploração do espaço, para onde, gradualmente, transitaram os alunos do 1ºciclo.
Em 2015, esta transição permitiu também o arranque do ensino secundário, nas instalações dos Casquilhos, mais especificamente do 10° ano. Os restantes anos deste nível de ensino abriram, gradualmente, até ao ano 2017/2018.
Atualmente, o Colégio funciona com alunos desde a Creche até ao 12° ano de escolaridade. Tem ao seu serviço 50 docentes, além do pessoal de apoio (52) e uma frequência de 702 alunos. A qualidade pedagógica tem sido uma rigorosa exigência e é graças a ela que o Minerva tem crescido continuamente.